sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Segundo domingo de agosto...Pais!!!

Filhas e filhos (ou campeões...Meu pai chama a mim e meus irmãos assim), vamos conversar um pouco sobre este segundo domingo de agosto, 09/08/2009, ou o próximo domingo...Vamos falar um pouco sobre porque ele promete: jogo entre líderes, times querendo a reabilitação, times querendo mais uma vitória, outros querendo a primeira, boleras em quadra...E dia dos pais!!! Dia dos pais!!! Mas você sabe de onde vem o dia em homenagem aos nossos genitores??? Nunca teve a curiosidade??? Então confira a nossa matéria...

Bom, em primeiro lugar vamos ratificar a rodada do fim de semana, que desde terça, quando foi divulgada, teve duas mudanças (já atualizadas na barra lateral do nosso blog): a primeira, a inversão dos jogos entre Santa Rita e Nossa Senhora de Lourdes, que passou para às 17 horas, e Santo Antônio de Pádua e São Francisco, que será às 14 horas; a segunda, a inversão entre as partidas de São Judas e Santa Mena, que agora acontecerá às 16 horas, e de Santa Luzia e Santo Alberto, que passou para às 15 horas. Confira a tabela completa na barra lateral. Os confrontos continuam os mesmos analisados por este jornal na terça-feira, ou seja, emoções a vista!!!

Agora vamos lá! Pense um pouquinho: você já pesquisou, ou já pelo menos se perguntou, de onde vem o dia dos pais??? Eu confesso que não. Passamos o domingo inteiro desejando feliz dia dos pais aos nossos e aos alheios, e não sabemos de onde vem isso!!! Mas este blog também é cultura, e nesta data tão querida, tradicional, nossa central de jornalismo resolveu, como bela mensagem, responder a esta curiosidade: afinal, como começou o dia dos pais???!!!

Ao que tudo indica, a data tem uma origem bem semelhante ao dia das mães, e em ambas a idéia inicial foi praticamente a mesma: fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Dizem que o primeiro a comemorar o dia dos pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente...

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o dia dos pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, ela enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, e também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro dia dos pais dos Estados Unidos foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos, e as brancas aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o dia dos pais (alguns dizem que a data foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim, patriarca da família, como data oficial. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto, ficando diferente da européia e dos EUA (outras fontes dizem que esta nova data foi escolhida por ser mais comercial).
Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas (Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo). O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Foram lançados quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião "É Sempre Papai". O dia dos pais acabou contagiando todo o território brasileiro, e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.

Pelo menos mais onze países também comemoram a data, à sua maneira e tradição:
Na Itália e em Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.
No Reino Unido e na Argentina, o dia dos pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade entre os primeiros. Os ingleses não costumam se reunir em família, ao contrário dos argentinos, que também dão presentes. É comum os filhos ingleses agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu no embalo do dia das mães. Lá se comemora o dia dos pais em 21 de junho.
Na Alemanha não existe um dia oficial dos pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa). Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
No Paraguai a data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
Na Rússia não existe propriamente o dia dos pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).
(Fontes: http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/pai.htm e http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/texto034.shtml)



Está aí! Agora se você estiver na rua, no ponto de ônibus, e alguém por acaso te perguntar "Quando surgiu o dia dos pais?", você já tem a resposta na ponta da língua!


E quanto à mensagem do blog para o dia dos pais??? Não há mensagens prontas. A maior verdade é que cada um de nós, do nosso jeito, quando desejamos feliz dia dos pais (aos nossos ou não), somos a melhor mensagem do mundo! Então, do seu jeito, não esqueça de domingo reconhecer a importância daqueles que assumiram a sua vocação de pai!


Da nossa parte, aqui no jornal, um grandessíssimo abraço a todos os papais, tomara que os jogos de domingo sejam um presentão para os que forem prestigiar, e...FELIZ DIA DOS PAIS!!!


Beijo pra quem de beijo, abraço pra quem de abraço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário